Quimica
Desde os primórdios da civilização o homem pratica atividade física.
Desde os primórdios da civilização o homem pratica atividade física! Fazia parte do seu cotidiano, nadar, caçar, lutar, correr, saltar, etc. Nada mais do que necessidades diárias de sobrevivência. A partir do momento em que nossos ancestrais começaram a estudar a atividade física, temos o embrião; dando origem à Educação Física.
As origens mais remotas da história falam de 3000a.C. na China, onde o Imperador, Hoang Ti, recomendava aos seus guerreiros e à população, que fizessem exercícios físicos com finalidades higiênicas e terapêuticas além do caráter de treino para guerra. Já no começo do primeiro milênio, na Índia, os exercícios físicos eram tidos como uma doutrina por causa das "leis de Manu", uma espécie de código civil, político, social e religioso. Eram, portanto, indispensáveis às necessidades militares além do caráter fisiológico. Buda atribuía aos exercícios, o caminho da energia física, a pureza dos sentimentos, a bondade e o conhecimento das ciências para a suprema felicidade do Nirvana.
A Yoga tem suas origens na mesma época retratando os exercícios ginásticos no livro "Yajur Veda" que além de um aprofundamento da Medicina, ensinava técnicas posturais de respiração.
Paralelamente a este período a civilização japonesa também desenvolvia estudos sobre atividade física, principalmente ligada ao treinamento de seus guerreiros: os samurais. Somando-se a estas civilizações orientais o Egito, também desenvolvera seus estudos de esportes e atividade física ligada à guerra.
Na verdade, o início do desenvolvimento dos esportes e estudos de Educação Física como nós entendemos atualmente está intrinsecamente ligado às civilizações antigas ocidentais: A Grécia, sem dúvida alguma, foi à civilização que mais marcou o começo desta ciência. Filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles, e Hipócrates contribuíram muito para a Educação Física, atribuindo conceitos