Meio ambiente
PEPS e UEPS são dois critérios para determinar o valor do estoque final de uma empresa. Para determinar o valor do estoque em uma determinada data, foram criados diversos métodos de avaliação de estoque.
PEPS
Primeiro a entrar, primeiro a sair com base nisso da-se saída no custo da seguinte maneira: o primeiro que entra é o primeiro que sai (PEPS). Á medida que ocorrem as vendas, vamos dando baixas no estoque a partir das primeiras compras, o que equivaleria ao raciocínio de que vendemos e compramos primeiro as primeiras unidades compradas e produzidas, ou seja, a primeira unidade a entrar no estoque é a primeira a ser utilizada no processo de produção o ou a ser vendida.
As vantagens do método são:
Os itens usados são retirados do estoque e a baixa é dada nos controles de maneira lógica e sistemática;
O resultado obtido espelha o custo real dos itens específicos usados nas saídas;
O movimento estabelecido para os materiais, de forma contínua e ordenada, representa uma condição necessária para o perfeito controle dos materiais, especialmente quando estes estão sujeitos a deterioração, decomposição, mudança de qualidade, etc.
Figura PEPS:
UEPS
O UEPS último a entrar, primeiro a sair, é um método de avaliar estoque muito discutido. O custo de estoque é determinado como se as unidades mais recentes adicionadas ao estoque (ultima a entrar ) fossem as primeiras unidades vendidas (saídas) primeiro a sair.
As vantagens do método são:
O argumento mas generalizado em favor do UEPS é o de que procura determinar se a empresa apurou, ou não, adequadamente, seus custos correntes em face da sua receita corrente. De acordo com o UEPS, o estoque é avaliado em termos do nível de preço da época, em que o UEPS foi introduzido.
Figura UEPS:
Bibliografia: http://pt.scribd.com/doc/36081196/Contabilidade-Basica-PEPS-UEPS http://solucionatica1.blogspot.com.br/2009/03/avaliacao-de-estoques-custo-medio-peps.html