Meio ambiente
FACULDADE SUMARÉ
Metodologia de Ciências
Meio Ambiente – Poluição
Professor Daniel de Santini
São Paulo
2012
INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
FACULDADE SUMARÉ
Cristiane Garcia de Melo
Débora Oliveira Januario
Dulcinéia de Oliveira
Israela Lima Vieira
Sandra Leles F. de Lima
Valéria Sávio dos Santos
São Paulo
2012
Introdução
O crescimento desordenado das cidades vem causando uma série de problemas urbanos como os congestionamentos, poluição do ar, das águas, excesso de lixo nas ruas, ocupação de áreas de riscos, falta de saneamento básico, entre outros.
Através dessa atividade e buscas no PNC, iremos abordar com os alunos as causas consequências e possíveis soluções para os problemas da poluição do Meio Ambiente.
Assim como afirma o PCN de Ciências naturais onde diz que:
“A opção pelo trabalho com o tema Meio Ambiente traz a necessidade de aquisição de conhecimento e informação por parte da escola para que se possa desenvolver um trabalho adequado junto dos alunos”. Pela própria natureza da questão ambiental, a aquisição de informações sobre o tema é uma necessidade constante para todos.
O trabalho de Educação Ambiental deve ser desenvolvido a fim de ajudar os alunos a construírem uma consciência global das questões relativas ao meio para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes à sua proteção e melhoria. Para isso é importante que possam atribuir significado àquilo que aprendem sobre a questão ambiental. E esse significado é resultado da ligação que o aluno estabelece entre o que aprende e a sua realidade cotidiana, da possibilidade de estabelecer ligações entre o que aprende e o que já conhece, e também da possibilidade de utilizar o conhecimento em outras situações.
A perspectiva ambiental oferece instrumentos para que o aluno possa compreender problemas que afetam a sua vida, a de sua comunidade, a de seu país e a do planeta. Muitas das questões políticas,