Meio ambiente
Recursos Naturais Renováveis e Recursos Naturais não Renováveis
Tanto no ambiente natural quanto no ambiente construído, os recursos naturais que dispomos podem ser classificados em dois tipos: Recursos Naturais Renováveis e Recursos Naturais não Renováveis. A diferença entre eles é o tempo de renovação para a sua posterior utilização. Os recursos disponíveis, a depender da sua capacidade de renovação, podem ser classificados como:
Recursos naturais renováveis - São recursos que se renovam muito rapidamente na natureza e estão disponíveis em grandes quantidades, como a água, o oxigênio, o nitrogênio.
Recursos naturais não renováveis - São recursos que demoram muito tempo para serem renovados na natureza tais como os minerais, que são ricos em certos metais, e o petróleo.
O petróleo, por exemplo, demora milhões de anos para se formar na natureza. Se os recursos mais abundantes e de fácil renovação na natureza exigem moderação de uso, imagine um tipo de recurso não renovável! Será que o homem moderno já está atento a isso?
Petróleo
O petróleo é formado por animais mortos que se decompõem, se combinam com outros minerais e depois de milhões de anos se tornam uma fonte de energia não renovável.
Meio Ambiente
Evolução e desenvolvimento do Meio Ambiente
Em busca do seu desenvolvimento, o homem tem construído, cada vez mais, novos ambientes, similares ao meio ambiente natural.
Desde os tempos pré-históricos, na caminhada em busca do seu desenvolvimento, o homem vem criando alternativas para melhorar sua qualidade de vida no planeta. A natureza vem sendo utilizada para criar novos materiais. A industrialização trouxe novos produtos. A ciência e a tecnologia estão modificando a nossa vida. Não restam dúvidas, o desenvolvimento traz ao homem muitas vantagens. Mas será que o desenvolvimento só nos traz vantagens?
Conseqüências do desenvolvimento
Veja alguns dos inúmeros problemas com que convivemos diariamente. Eles surgiram como