Meio ambiente
Andressa Otaviano
José Rodolfo Carelli
Otavia Barbosa
Priscilla dos Santos Quintino
Rafael Faria Bento
Manuseio e Descarte de Materiais Contaminados
SENAC Rio – Curso TST – Turma 23
Janeiro de 2010
Empresa: LABS
Setor: Análises Clínicas
Profissão: Técnico de Enfermagem
Atividades: Coleta de sangue
1. Introdução
A biossegurança é um conjunto de ações voltadas para: prevenção, minimização e eliminação de riscos para a saúde, ajuda na proteção do meio ambiente contra resíduos e na conscientização do profissional da saúde.
O manuseio de qualquer material biológico em laboratórios de análises clínicas, partindo-se do principio que todo material é potencialmente infectante (contaminado) deve ser feito com o uso de ferramenta de trabalho específica à função exercida. Essa ferramenta é denominada EPI – Equipamentos de Proteção Individual.
Os EPI são equipamentos que servem para proteção do contato com agentes infecciosos, substâncias irritantes e tóxicas, materiais perfurocortantes e materiais submetidos a aquecimento ou congelamento.
Os procedimentos de manipulação de amostras biológicas produzem partículas que podem entrar pelas vias aéreas e causar infecções ou contaminar roupas, bancadas e equipamentos. Usar EPI é um direito do profissional da saúde e a instituição em que esse profissional trabalha é obrigada a fornecê-los. É fundamental que o profissional da saúde utilize os EPI de forma correta. O uso indevido desses equipamentos também pode provocar acidentes. Os EPI, descartáveis ou não, deverão estar à disposição em número suficiente nos postos de trabalho, de forma que seja garantido o imediato fornecimento ou reposição.
Os EPI que devem estar disponíveis, obrigatoriamente, para todos os profissionais que trabalham em ambientes laboratoriais são: luvas, jalecos, máscaras, óculos e calçados fechados.