Sei la
A Europa Setentrional é a porção norte do continente europeu. Em muitos momentos essa região tem sido definida de maneira variada, mas atualmente quase consensualmente inclui:
Os Países nórdicos, incluindo Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, assim como Åland, Ilhas Feroé e ocasionalmente Carélia, Península de Kola eSvalbard
A República da Irlanda, a Ilha de Man e as Ilhas do Canal (ver também Leste Europeu)
Estônia, Letônia, e Lituânia
Áreas limítrofes do Mar Báltico e do Mar do Norte, e.g. Rússia ocidental, Polônia setentrional, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, e Alemanha setentrional.
Muitos desses países constituem a União Européia, alguns deles têm origem viking.
A Divisão Estatística das Nações Unidas define Europa Setentrional como:
Dinamarca - Copenhague
Estônia - Talin
Finlândia - Helsinque
Islândia - Reiquiavique
Letônia - Riga
Lituânia - Vilnius
Noruega - Oslo
Suécia - Estolcomo
Apresenta uma rede hidrográfica em que se destacam não só rios, mas principalmente lagos. Exemplo de alguns lagos: Peipus, Vänern. Exemplo de alguns rios: Rio Ume,Rio Indai.
Os rios de maior destaque nascem na região dos Alpes Escandinavos para a produção de eletricidade.
Essa região engloba a Noruega e a Suécia, localizadas na península escandinava, além de Finlândia, Islândia e Dinamarca; abrange também a Estônia, Letônia e Lituânia, que a partir de 1990 se tornaram independentes da então URSS. A inclusão desses países na região justifica-se por motivos econômicos e por sua proximidade étnica e cultural com os finlandeses. Na Noruega, Suécia e Finlândia, predominam a atividade pesqueira e a extração de madeira. É nessa região que ocorrem as mais baixas temperaturas de todo o continente europeu.
Os Alpes Escandinavos são principal formação montanhosa da região. Estendem-se próximos ao litoral, no sentido norte-sul. Suas elevações são acompanhadas de planaltos, com