meio ambiente
Resumo
A utilização de novas metodologias no processo de educação oferece para os discentes uma perspectiva de motivação e transformações de atitudes e posturas, no cotidiano escolar e também fora dele.
O presente projeto: Saneamento Básico e Educação visa promover a adoção de hábitos de higiene e despertar nos discentes os efeitos danosos que a falta de saneamento ocasiona, como doenças que acometem a saúde. O trabalho será realizado com alunos do 3º ano do ensino médio.
Objetivo
É de estrema importância conscientizar os alunos sobre os perigos que acarretam a falta de saneamento, já que não podemos interferir na realidade de algumas moradias propensas ao descaso por parte de políticas públicas, ocasionando doenças para aqueles que habitam ou vivem nas proximidades, por isso, torna-se necessário disseminar o conhecimento a favor da qualidade de vida. Segundo a OMS o saneamento básico é o controle de todos os fatores do Meio Físico do homem que exercem efeito prejudicial sobre seu bem estar físico, mental ou social. A falta de saneamento ocasiona algumas doenças, tais como: Febre tifoide e paratifoide, leptospirose, amebíase, cólera, dengue. Essas doenças são transmitidas através de água parada e poluída, resíduos sólidos e esgotos que atraem insetos e parasitas vetores de doenças. E também pela ingestão de água contaminada ou contato direto com o solo e lixo contaminados.
A lei n° 11.445, de 05 de janeiro de 2007 estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico e dentre os serviços públicos de saneamento básico a serem prestados estão: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos realizados de formas adequadas à saúde pública e à proteção do meio ambiente.
Através de ações educativas sobre o saneamento básico, os discentes assimilam sua importância, e irão refletir, estabelecendo um olhar transformador ao meio ambiente, aplicando nele os conhecimentos construídos e mudando suas