meio ambiente
AMBIENTAL
Elaboração e Fonte: Prof. José Lopes Soares Neto
EVOLUÇÃO DA TEMÁTICA AMBIENTAL
DÉCADA DE 70 – CHUVA ÁCIDA ATINGINDO PARTE DOS PAÍSES DA
EUROPA E ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
Formação da chuva ácida e suas conseqüências ambientais
As árvores também são prejudicadas pela chuva ácida de vários modos. A superfície cerosa das suas folhas é rompida e nutrientes são perdidos, tornando as árvores mais suscetíveis a gelo, fungos e insetos. O crescimento das raízes torna-se mais lento e, em conseqüência, menos nutriente são transportados. Íons tóxicos acumulam-se no solo e minerais valiosos são dispersados ou (no caso dos fosfatos) tornam-se próximos à argila.
Quando o pH de um lago diminui (com o aumento do nível de acidez), os peixes encontram maior dificuldade para se reproduzir. Grande parte dos peixes são incapazes de tolerar os altos níveis de acidez e morrem, não sendo somente o ácido que os mata, mas também os minerais tóxicos como o alumínio.
Conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente, em Estocolmo (Suécia) - Década de 1970.
Primeira Conferência das Nações
Unidas,
onde foram discutidos especificamente temas ambientais.
Necessidade das nações estabelecerem políticas de controle da poluição ambiental, principalmente do ar e da água, e à preocupação com o consumo de recursos naturais não renováveis.
No Brasil, por exemplo, após a citada conferência, foram criados os principais órgãos de meio Ambiente tanto a nível federal (SEMA) como estadual (CETESB São Paulo, FEEMA - Rio de Janeiro e outros). Surgiram também na década de 70, os primeiros movimentos ambientalistas que viriam a se denominar, nos anos 80, ONGS
– Organizações Não Governamentais.
Acidentes ambientais ocorridos na década de 80.
Nos anos 80, os conceitos de proteção do Meio Ambiente começaram a se ampliar.
Alguns acidentes famosos como ocorrido em Bhopal, na Índia, onde na noite de 2 para