Meio ambiente
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
RENATO JOSÉ SCHIAVO MIRANDA
EXPANSÃO URBANA, RISCOS AMBIENTAIS E O DESAFIO
DA SUSTENTABILIDADE
Santa Rosa
2012
RENATO JOSÉ SCHIAVO MIRANDA
EXPANSÃO URBANA, RISCOS AMBIENTAIS E O DESAFIO
DA SUSTENTABILIDADE
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão
Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares: Portfólio
Individual.
Prof. W illian Luiz da Cunha
Thiago Augusto Domingos
Luciana Rodrigues Cardoso Trigueiro
Kenia Zanetti
Santa Rosa
2012
1
1.
INTRODUÇÃO
O crescimento populacional, a expansão comercial e a ocupação humana trazem desafios para a organização do sistema em comunidade e a necessidade de regramentos.
O sistema, por sua vez, precisa contemplar o respeito ao meio ambiente em sua estrutura como um dos balizadores da sustentabilidade, convertendo-se assim em um ponto nervoso que reclama cada vez mais a atenção, em especial, dos gestores e da engenharia.
Precisamos partir de dois princípios básicos, a saber: risco é o perigo mediado pelo conhecimento; perigo é o próprio desconhecido.
Dessa premissa podem partir as análises que nortearão o a expansão urbana nas pequenas, médias e grandes cidades. É preciso conhecimento para reconhecer os riscos e prudência para evitar o perigo.
Por fim, a sustentabilidade precisa contemplar ações em nível ambiental, social e econômico para podermos dizer, em uma implantação contemporãnea, que há equilíbrio no sistema urbano e que a expansão poderá darse em níveis seguros, evitando impactos negativos ao meio ambiente.
Reconhecer esses riscos e cercear as suas consequ ências é o maior desafio, uma vez que são os seus impactos que produzirão os efeitos constituintes da qualidade de vida e determinarão o nível de sustentabilidade. Por sua vez, o exercício de reconhecimento dos riscos é motivo de constante aprimoramento por parte dos profissionais envolvidos e de toda a população, como