Meio ambiente
Tamires Cristina Rezende de Faria
ASPECTOS ECOLÓGICOS DE UMA POPULAÇÃO DE LYCHNOPHORA ERICOIDES (ASTERACEAE: VERNONIACEAE) NA SERRA DE ITATIAIUÇU, MG.
DIVINÓPOLIS 2012
Tamires Cristina Rezende de Faria
ASPECTOS ECOLÓGICOS DE UMA POPULAÇÃO DE LYCHNOPHORA ERICOIDES (ASTERACEAE: VERNONIACEAE) NA SERRA DE ITATIAIUÇU, MG.
Monografia
apresenta
ao
Curso
de
Pós
Graduação em Gestão Ambiental Integrada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção de título de Especialista em Gestão Ambiental Integrada.
Orientador: Anaximandro Lourenço Azevedo Feres
Divinópolis 2012
RESUMO
Considerando-se que a degradação ambiental vem crescendo em ritmo acelerado e consequentemente levando a extinção de muitas espécies o que gera um desequilíbrio ecológico, pois o tamanho das populações deve-se manter constante, o presente estudo tem por objetivo principal analisar aspectos ecológicos de uma população de Lychnophora ericoides, que é uma espécie arbustiva, endêmica do Cerrado, ameaçada de extinção e de grande interesse medicinal, pois, é utilizada na cultura popular para tratamento de dor e inflamação. Os dados foram obtidos através de um levantamento de distribuição espacial na Serra Azul ou Serra de Itatiaiuçu, localizada no interior de Minas Gerais. Os resultados mostram que Lychnophora ericoides apresenta uma população de padrão agregado na área de estudo.
Palavras-chave: Lychnophora ericoides. Ecologia de população. Distribuição espacial. Espécie em extinção. Planta medicinal.
ABSTRACT
Considering that environmental degradation is growing apace and consequently leading to extinction of many species which creates an ecological imbalance, because the size of the population must remain constant, the present study aims to analyze the main aspects of an ecological Lychnophora ericoides