meio ambiente
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS 12 ANEXOS 13 ANEXO A – Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais de 1993 14
1 INTRODUÇÃO Na realidade brasileira dos últimos tempos marcados pela introdução subordinada dos países no mundo globalizado e por políticas neoliberais, pela miséria e pela a pauperização uma pergunta se faz necessário: Qual o significado das políticas sociais e para ser mais profundo da Assistência Social como política pública afiançadora de direitos?
A intenção neste trabalho é o de apresentar discussões acerca do tema complexo e bastante discutido das conquistas das políticas sociais públicas no Brasil, pois a análise destas políticas sociais tem várias vertentes a percorrer, e em especial, a Assistência Social, que desde a Constituição Federativa do Brasil de 1988 foi promulgada como uma política de direito para todos aqueles que dela necessitassem, independentemente de contribuição social.
Foi no capitalismo, que surgiu a Política Social no século XIX, que com o crescimento econômico e a organização da força de trabalho industrial, aliadas as péssimas condições de trabalho advindas das revoluções industriais. A mesma teve um caráter de estratégia governamental na regulação do Estado com a Sociedade Civil, visando fins econômicos, políticos e sociais, ou seja, foi relacionada a um processo de mediação, como estratégia estatal entre interesses conflitivos da época.
Um grande desafio a ser enfrentado nesse processo está na identificação do papel a ser desenvolvido pelo Estado-Nação, pois é sabido que, esse tem perdido gradativamente algumas de suas prerrogativas tanto economicamente políticas e culturais quanto sociais.
Esta pesquisa objetiva, por meio de enfoque histórico, verificar se houve um progresso de políticas sociais no Brasil e se até o