Meio Ambiente
INTRODUÇÃO:
Abordamos os temas e os tópicos solicitados, buscando compreender e transmitir da melhor forma os itens mais importantes. No corpo do trabalho procuramos deixar evidente: o que é a Rio + 20 e quais assuntos e decisões foram discutidas e tomadas nesta conferência da ONU; o que é Desenvolvimento Sustentável e como ele pode ser atingido; o que é a Biodiversidade e como a alteração dela pelas ações humanas pode ser prejudicial ao nosso meio ambiente; o conceito de Aquecimento Global, como ele pode ser causado e como ele prejudicará o nosso planeta; quais mudanças principais foram estabelecidas no Novo Código Floresta e o conceito e definição de Hotspot.
RIO+20
A Rio+20, uma das maiores conferências convocadas pelas Nações Unidas, inicia uma nova era para programar o desenvolvimento sustentável – desenvolvimento que integra plenamente a necessidade de promover prosperidade, bem-estar e proteção do meio ambiente. A Conferência foi uma rara oportunidade para o mundo concentrar-se em questões de sustentabilidade – para examinar ideias e criar soluções.
Houve vários desfechos para a Rio+20. Um documento final de 53 páginas, acordado por 188 países, dita o caminho para a cooperação internacional sobre desenvolvimento sustentável. Além disso, governos, empresários e outros parceiros da sociedade civil registraram mais de 700 compromissos com ações concretas que proporcionem resultados no terreno para responder a necessidades específicas, como energia sustentável e transporte. Os compromissos assumidos no Rio incluem 50 bilhões de dólares que ajudarão um bilhão de pessoas a ter acesso à energia sustentável.
Recomendações refletindo as vozes da sociedade civil constituem um terceiro resultado.
“O documento final oferece uma base sólida para o bem-estar social, econômico e ambiental”, disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, aos participantes durante a cerimônia de encerramento. “Agora é nossa responsabilidade