portugues
Por que você não me ajudou ontem?
Diga-me o porquê de você não ter me ajudado ontem.
Nunca saberei porquê você não me deu aquele jogo.
Ele era gordo porque só comia doce.
Porque era gordo, ninguém acreditava que emagreceria.
Marque a alternativa que corresponde às lacunas da frase: “Me diz, ___ você não tira férias? Me dê um ___! É que toda vez que pergunto recebo a mesma resposta, mas ainda continuo sem entender ___.”
porque – porque - porquê
por que – por que – por que
por quê – por quê - porquê
por que – porquê – por quê
As frases abaixo possuem algumas palavras em destaque. Se substituirmos estas palavras por alguns dos “porquês”, qual das frases terá o mesmo sentido desta: “Amanhã nós vamos ao médico porque você está muito doente.”?
A festa não aconteceu “já que” tínhamos prova no dia seguinte.
Acho que não entendo o "motivo” de ter que ir ao médico.
“Por qual motivo” você não veio ontem?
Não sei “por qual motivo” você está preocupada.
Assinale a alternativa que preenche a lacuna desta frase: “Cancelamos o churrasco ___ estava chovendo muito”.
porquê
por quê
porque
por que
Explique o motivo da utilização dos “porquês” neste trecho: “Estou cansada, porque trabalho o dia inteiro. Além disso, não gosto de shows ao vivo e todos sabem o porquê.”
Os dois porquês são utilizados aqui para trazer a explicação para o cansaço do sujeito e para o fato deste não ir ao show ao vivo, um estando sem acento porque está no início da frase e o outro levando acento porque está no final da frase.
A primeira forma indica a explicação para o sujeito estar cansado, tendo o valor de “pois”. A segunda é um substantivo, o qual indica que o sujeito não gosta de shows ao vivo e que todos sabem disso, sendo substituído por “motivo”.
A primeira forma indica motivo, tendo o valor de “pois”, não sendo acentuado porque não é um substantivo. A segunda também indica um