coaraci e rio almada
Limita-se com os municípios de Itapitanga, Almadina, Ibicaraí, Itajuípe, Ilhéus e Ibicuí. É atravessada pelo rio Almada que desemboca na cidade de Ilhéus.
Sua economia está basicamente centrada na agricultura e comércio local.
As viações Rota e Cidade Sol ligam Coaraci a Itajuípe, Almadina, Itabuna, Ilhéus, Ibicaraí, Itapitanga,Gongogi, Ubatã, Ipiaú, Jequié, entre outras cidades.O Almada é prata da casa. Sua proteção depende da conservação do sistema agroflorestal do cacau e da paisagem sul baiana. O rio tem seu curso inteiro na região cacaueira e é uma referência cultural importante. Nasce e abraça Almadina e segue beneficiando milhares de pessoas por Coaraci, Ibicaraí, Itabuna, Itajuípe, Barro Preto, Lomanto Junior e Uruçuca, até se ligar a Lagoa Encantada e desaguar na enseada da Barra, em Ilhéus.
.
É mais saudável e tem menos problemas do que o rio Cachoeira, mas sofre principalmente com o desmatamento e com os despejos líquidos urbanos. Em Coaraci o rio Almada registra a pior qualidade de sua água.
Desde 2003 (Decreto Estadual N.º 8.650 de 22/09/2003) tornou-se uma unidade de conservação estadual com o decreto de ampliação da Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada (Decreto Estadual N.º 2.217, de 14/07/93), que tem como gestor o Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH). Uma parceria com a Associação Brasileira de Apoio aos Recursos ambientais (ABARÁ), viabilizou a criação de seu Conselho Gestor com participação dos mais diversos setores da sociedade.
Ruas de Coaraci