GESTAO DE RH
Antes de iniciar qualquer explanação sobre as atividades que são desenvolvidas pela área de Gestão de Pessoas, cabe esclarecer que o nome área de Gestão de Pessoas não é apenas uma substituição ao nome área de Recursos Humanos.
Cabe esclarecer que o nome área de Gestão de Pessoas tem por objetivo demonstrar uma amplitude muito maior, ou seja, significa gerir todas as pessoas que participam do negócio, independente do nome utilizado ao estabelecer um vinculo de trabalho junto a empresa, ou seja, estamos colocando que a área de Gestão de Pessoas deve se preocupar em atrair, reter e desenvolver não só os funcionários, como também os terceiros, prestadores de serviço, estagiários, temporários, fornecedores, etc, e ai a palavra colaboradores passa fazer sentido nas organizações.
Não é difícil perceber que nos últimos tempos a área de Gestão de Pessoas mudou bastante desde seu início. Responsável pela execução de processos que envolvem "pessoas", esta área se deparou com um aumento constante de atividades e, por conseqüência, de responsabilidades estratégicas.
A área de "Administração de Pessoal", primeira área formal destinada a intermediar as relações econômicas das empresa com as pessoas, órgão que era responsável pelo pagamento de salários e encargos sociais, trabalhava em função da necessidade da época, que era apenas a de pagamento dos funcionários por um lado e entidades governamentais por outro.
Com o desenvolvimento de novas culturas de trabalho, a Gestão de Pessoas passou a ter maior importância, pois as empresas se tornaram maiores, mais complexas e desenvolvidas na área tecnológica. Isso passou a exigir mais profissionalismo na escolha e na contratação de pessoas, melhor qualificação etc.
A partir daí, surgem grandes áreas de Recursos Humanos divididos por área de atuação, que assumem a responsabilidade pela administração dos funcionários, ou seja, contrata, promove, demite, treina, desenvolve, etc.
Os profissionais que