meio ambiente
Os mercantilistas se importavam mais com os metais valiosos do que com as mercadorias em si, eles sempre buscavam mais riquezas e por conta disso surgiu-se muitas guerras.
Os fisiocratas por outro lado, achavam que tudo vinha da terra e se não fosse retirado tudo da terra sofreriam penalizações divinas, mas havia um enorme problema nessa política, eles esperavam o tempo da terra para produzir, com isso sofriam com a escassez de alimentos.
2. Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?
Adam Smith o pai da economia, ele buscou maneiras para divisão de trabalhos dentro de uma mesma empresa, e ele queria que o governo deixasse as empresas privadas agir livremente para que assim aumentasse a competitividade e os preços caíssem sendo assim mais acessíveis a população, suas principais ideias eram:
1 - Defesa da Nação.
2 - Garantir Justiça e Segurança.
3 - Desenvolver certas obras sociais necessárias que a iniciativa privada não pudesse desenvolver.
3. O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
As vantagens comparativas aborda a ideia de que um país precisa ser bom em uma coisa para que ele possa “trocar” mercadoria com outro país, assim um supriria o outro em algo que o seu país não é bom, assim como ocorre entre o Brasil e o Japão, o Brasil grande exportador de carne e o Japão grande exportador de computadores, um supre a necessidade do outro, o Brasil com a carne e o Japão com maquinas, uma ligação mutua, e esse fato só acontece por dois seguimentos, a) há vantagens em cada país e na produção de cada um dos bens, e: b) há comércio entre eles. A teoria foi idealizada por David Ricardo.
4. Qual a principal diferença entre a lei Say e o principio Keynesiano da demanda efetiva?
A lei de Say diz que a demanda tem que sempre aumentar, pois assim irá otimizar a as vendas gerando mais lucro, e criando um circulo