Meio Ambiente
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
AMANDA DE OLIVEIRA BRANDÃO
Porto Seguro
2014
AMANDA DE OLIVEIRA BRANDÃO
PISCOLOGIA E COMPORTAMENTO
Atividade Virtual Solicitada ao Curso de Ciências Contábeis da Universidade.
Cláudia Vaz
Porto Seguro
2014
QUESTÃO 01 No livro A era do Vazio, Giles Lipovetsky analisa as relações atuais no contexto de uma sociedade marcada pela perda de sentido das instituições morais em que predomina o individualismo, o consumismo, o hedonismo e a indiferença. Sobre isso, ele analisa:
[...] Os indivíduos aspirariam a um desapego emocional cada vez maior por causa dos atuais riscos de instabilidade das relações pessoais. Ter relacionamentos interindividuais sem apego profundo, não se sentir vulnerável, desenvolver a independência afetiva, viver só [...]. O sentimentalismo sofreu o mesmo destino que a morte; tornou-se incomodo exibir as próprias emoções, declarar ardentemente uma paixão, chorar, manifestar com demasiada ênfase os impulsos interiores. Como acontece com a morte, o sentimentalismo se tornou embaraçoso; trata-se de manter a dignidade em questões de afeto, quer dizer, manter a discrição. (1989, p.57)
A partir do trecho do texto acima, analise como o individualismo e o consumismo marcam a construção da nossa subjetividade e repercutem nas relações sociais .
Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
- características da sociedade atual –
- conceito de subjetividade e identidade –
- o individualismo e o consumismo nas relações sociais –
A característica mais forte da sociedade atual é a individualidade, podemos destacar ainda o consumismo e os avanços tecnológicos.
Atualmente existem várias formas de expressão, a subjetividade (maneira ou forma que cada um tem de ver determinado assunto) está sendo formada e transformada cotidianamente, construímos uma identidade (conjunto de ações e dados utilizados para determinar uma pessoas