meio ambiente
Educação ambiental: é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa têm a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas.
Nicho ecológico: um conjunto de diversas variáveis ambientais relacionadas a uma determinada espécie, tais como o habitat onde se encontra, seu papel no ecossistema (herbívoros, carnívoros, decompositores, etc.), seu poder de adaptação a fatores limitantes (umidade, pH, tipo de solo, etc.) e necessidades de reprodução (locais de tocas).
Habitat: é um termo que nos remete para um lugar que apresenta as condições apropriadas para que viva um organismo, uma espécie ou uma comunidade animal ou vegetal.
Fluxo de energia: é uma análise quantitativa de energia que flui em determinada cadeia alimentar, geralmente medida em joule/m².
Biodiversidade: compreende a totalidade de variedade de formas de vida que podemos encontrar na Terra (plantas, aves, mamíferos, insetos, microorganismos, etc).
Bioma: é uma unidade biológica ou espaço geográfico caracterizado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia (aspecto da vegetação de um lugar), o solo e a altitude específicos.
Biosfera: são as condições ambientais em que se processa a vida animal e vegetal da terra. É a camada do globo terrestre habitada pelos seres vivos.
Biomassa: é constituída pelo material produzido por todos os seres vivos (animais, vegetais, fungos e protistas) em seus diferentes processos, isto é, a matéria orgânica viva, desde quando fixa energia solar nas moléculas constituintes de suas células, passando por todas as etapas da cadeia alimentar, ou trófica.
Ecossistema: o conjunto das comunidades de uma área específica, levando em consideração os fatores ambientais que constitui um