atps analise de investimento
A inflação é definida como o aumento contínuo e generalizado dos preços na economia. Esse é um processo conhecido como processo inflacionário, que se estende a todos os bens econômicos.
A inflação é medida pelos chamados índices de preços, que há basicamente dois tipos:
Índices Gerais de Preços;
Índice de Preços ao Consumidor
.Os Índices Gerais de Preço buscammedir a inflação como um conceito amplo na economia, onde envolvem preços de atacado, de varejo e de construção civil.
Os Índices de Preços ao Consumidor buscam medir a inflação do varejo que atinge diretamente os consumidores, comoexemplo,o índice de preços ao consumidor amplo, calculado pelo IBGE.
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA INFLAÇÃO
O processo de inflação afeta o sistema de preços e o bom funcionamento do mercado.Uma das principais consequências são aumentar a concentração de renda, pois normalmente os ricos conseguem se proteger melhor da inflação do que os mais pobres.
As causas da inflação são diversas, porém, há três tipod principais:
Inflação de demanda
Inflação de custos
Inflação crônica. INFLAÇÃO DE DEMANDA
Como toda economia tem certa capacidade produtiva determinada pelo seu número de fábricas, trabalhadores, máquinas, equipamentos, tem também um índice que mede a utilização dessa capacidade, conhecido como índice de utilização da capacidade instalada, que varia de 0% a 100%. Quando a demanda atinge valores próximos ou até mesmo superiores ao índice de utilização da capacidade produtiva, não é possível produzir bens suficientes para atender toda a demanda. Esse excesso de demanda pressiona os preços, que aumentam gerando inflação.
INFLAÇÃO DE OFERTA