Meio Ambiente
Dentre estes gases, estão o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), Perfluorcarbonetos (PFC's ) e também o vapor d’água.
2) O Protocolo criou 3 mecanismos de flexibilização: - MDL – Mecanismos de Desenvolvimento Limpo: - Comércio de Emissões – Crédito de Carbono; - Implementação conjunta;
3) Impactos negativos:
- Válvulas e flanges podem contribuir significativamente para emissão de metano, principalmente quando o controle e a manutenção não são adequados.
- Selos de compressores: sempre emitem uma quantidade de metano, pois a vedação nunca é perfeita.
- Alguns equipamentos pneumáticos podem ser operados com gás natural e podem ser liberado para a atmosfera.
4)
Emissões Fugitivas: São vazamentos não intencionais oriundos de superfícies seladas, tais como compressores, packings e gaskets, ou oriundas de gasodutos subterrâneos com problemas de corrosão e/ou de problemas nas conexões.
Vazamentos em Equipamentos, estações de Compressão, Estações de Medição e Regulagem – City gates, Vazamentos em Gasodutos Subterrâneos.
Emissões de Vents: São liberações de gás previstas em projeto ou operacionais, para a atmosfera. Exemplos deste tipo de emissão incluem: emissões contínuas de vents de processo, operações de manutenção tais como blowDowns; e pequenas fontes individuais de emissão, tais como vents pneumáticos. Equipamentos Pneumáticos; Vents de Equipamentos de Desidratação;Descargas;Outros.
Emissões de Combustão: As emissões de combustão podem resultar da queima incompleta do metano em queimadores, flares e motores. Além do metano, pode ocorre emissão de CO2, NOx, CO, material particulado e outros gases provenientes do processo de combustão.
Exaustão dos Compressores.
5) Definição