Meio ambiente
CURSO DE DIREITO
MEIO AMBIENTE
Acadêmicos: Ananda Gonçalves, Gabriela Almeida, Heloiza Mota, Ítalo Gonçalves Kelubya Quixabeira, Josy Tavares, Lucinara Batista, Naiara Bruna, Simone da Silva.
Gurupi, Maio de 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG
CURSO DE DIREITO
Trabalho da disciplina de Ciência Política e Teoria Geral do Estado, do Curso de Direito do Centro Universitário UNIRG, como pré-requisito para aprovação na disciplina no 2° bimestre.
Professor: Sady Antonio Boessio Pigatto
Gurupi, Maio de 2012
MEIO AMBIENTE
* Poluição nas águas
Alguém já disse que uma das aventuras mais fascinantes é acompanhar o ciclo das águas na Natureza. Suas reservas no planeta são constantes, mas isso não é motivo para desperdiçá-la ou mesmo poluí-la. A água que usamos para os mais variados fins é sempre a mesma, ou seja, ela é responsável pelo funcionamento da grande máquina que é a vida na Terra; sendo tudo isto movido pela energia solar.
Vista do espaço, a Terra parece o Planeta Água, pois esta cobre 75% da superfície terrestre, formando os oceanos, rios, lagos etc.
A poluição da água indica que um ou mais de seus usos foram prejudicados, podendo atingir o homem de forma direta, pois ela é usada por este para ser bebida, para tomar banho, para lavar roupas e utensílios e, principalmente, para sua alimentação e dos animais domésticos. Além disso, abastece nossas cidades, sendo também utilizada nas indústrias e na irrigação de plantações. Por isso, a água deve ter aspecto limpo, pureza de gosto e estar isenta de microorganismos patogênicos, o que é conseguido através do seu tratamento, desde retirada dos rios até a chegada nas residências urbanas ou rurais. A água de um rio é considerada de boa qualidade quando apresenta menos de mil coliformes fecais e menos de