Meio ambiente
1 INTRODUÇÃO
O estudo do instituto “cartão de crédito” tornou-se importante principalmente pelo
Crescimento da utilização deste instrumento como forma de pagamento de compras de mercadorias e de prestação de serviços.
Esse instrumento de pagamento surgiu com a intenção de facilitar a circulação de riquezas, atribuir maior segurança às operações mercantis e de democratizar o uso do crédito.
É um instrumento que ajuda a fomentar o consumo e, consequentemente o crescimento da economia, pois representa um facilitador na aquisição de mercadorias e prestação de serviço àqueles que não possuem recursos para fazê-lo a vista.
Em contrapartida atribui aos fornecedores e prestadores de serviço maior segurança quanto ao
Recebimento do valor dos bens comercializados e serviços prestados, posto que o pagamento é garantido pela sociedade administradora de cartão de crédito, minimizando os riscos de inadimplemento, devido ao fato deste não mais está relacionado diretamente com o risco de inadimplemento das obrigações assumidas pelos consumidores individualmente.
O crescimento do volume de transações realizadas por meio do cartão de crédito se mostra espantoso nos últimos anos, já tendo ultrapassado o volume de transações em que se utiliza o cheque como forma de pagamento.
Hoje, o cartão de crédito, débito e de credenciamento já representam o segundo meio de pagamento mais utilizado no mercado brasileiro. O pagamento com dinheiro representa 54%(cinqüenta e quatro por cento), o pagamento com cartão representa 20% (vinte por cento) e o pagamento com cheque 14% (quatorze por cento) das transações comerciais efetuadas.
Os números divulgados pela ADECS ainda se mostram pequenos considerando os números divulgados por países onde essa prática já amadureceu, como, por exemplo, os Estados
Unidos da América que apontam o uso do cartão de crédito como meio de pagamento utilizado em 42% (quarenta e dois por cento) das transações