Meio ambiente I: Questões de energia e transporte
Como forma de sobrevivência o ser humano modifica a natureza, faz coisas que sejam para o próprio beneficio. Todos esses processos requerem energia que segundo a física e a “capacidade de realizar trabalho”.
A humanidade diversifica as fontes de energia
A principal fonte de energia na sociedade primitiva era a força física. A diminuição dos tipos de madeira utilizada como fonte de energia levou os europeus a buscar outras fontes, a Europa tinha em abundancia jazidas de carvão mineral que fez dele a energia mais consumida, o que contribui para a viabilização da Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um marco na questão energética em escala planetária.
As fontes de energia primária
Cerca de 80% da energia primária consumida em 2011 foi produzida mediante queima de combustíveis fosseis. Além do petróleo e do carvão mineral, o gás natural é outro combustível fóssil que será bastante consumido nas próximas décadas, pois a queima desse combustível ocasiona a menor emissão do CO2, gás que prejudica a camada de ozônio. A energia nuclear é outra importante fonte de energia primária nesse tipo de usina, o calor é resultante da fissão, isto é, da divisão dos átomos de urânio.
Fontes de energia alternativas
Com a perspectiva de esgotamento dos combustíveis fosseis, o aquecimento global e o perigo nuclear têm levado muitos países a desenvolver fontes de energia alternativas, notadamente a biomassa (refere-se às matérias orgânicas que têm elevado potencial energético e são interessantes para a geração de energia) e a hidroelétrica. Os raios solares também podem ser outra opção já que é uma fonte de energia gigantesca. A força dos ventos, ou energia eólica, é uma fonte de energia bastante conhecida, que há muito tempo