meio ambiente e sociedade - estudo de caso
2014
Estudo de Caso
Andando pelo campus da UTFPR de Pato Branco, observamos o que está relacionado com o meio ambiente e sociedade, discutimos os tópicos mais importantes, realizamos pesquisas complementares na internet e elaboramos o trabalho que segue abaixo.
É inevitável dizer que o campus contém problemas, mas por outro lado, ótimas soluções foram implantadas, conforme as que citaremos.
Áreas verdes, permeabilização do solo, controle de temperatura: com áreas gramadas aumentar-se-ia a permeabilização do solo, evitando o acúmulo de água na superfície, porém se essas áreas tivessem árvores plantadas, eliminar ia-se também o problema das altas temperaturas de algumas salas, além de que seriam ótimos lugares para estudar e relaxar.
Reciclagem de papel (e do lixo): em um ambiente de ensino, muito papel é utilizado e na UTFPR-PB não é diferente. Notamos que o papel não tem um descarte adequado.
Ao longo de todo o campus deveriam existir pontos de coleta desse papel que através de algum projeto fosse reciclado no próprio campus ou por alguma cooperativa, através da doação deste.
Sensores de presença, economia de energia elétrica e problemas encontrados: alguns corredores e salas de aula do campus estão equipados com sensores de presença que acendem as luzes somente quando alguém passa por lá e logo em seguida apaga. Porém, nem sempre funcionam. É o caso do sensor que fica na escada próximo ao banheiro inferior do bloco M.
Os mesmo poderiam ser implantados ao longo de todo o campus, o que com uma manutenção adequada, economizaria energia elétrica.
Telhado: o telhado do pátio do campus apenas protege as pessoas do sol. Em dias chuvosos, as goteiras e os ventos laterais mostram que o telhado é inútil.
Grades de proteção do segundo andar: as grades baixas são um grande risco a quem passa por elas. Deveriam ser refeitas, com altura adequada, de modo que dê proteção às pessoas.
Falta