Figuras de Linguagem
As figuras de linguagem são recursos usados na fala ou na escrita para tornar mais expressiva a mensagem transmitida.
As figuras de linguagem podem ser subdivididas em figuras de palavras, figuras de pensamento, figuras de construção e figuras sonoras.
Figuras de palavras ou tropos
As figuras de palavras (ou tropos) se caracterizam por apresentar uma mudança, substituição ou transposição do sentido real da palavra, para assumir um sentido figurado mediante o contexto. As figuras de palavras são seis:
Comparação
É uma figura de linguagem usada para confrontar qualidades ou ações de elementos. A relação entre esses elementos pode formar uma comparação simples ou uma comparação por símile.
Exemplo: Ela canta como um rouxinol o amor queima como fogo.
Metáfora
Metáfora é uma figura de estilo (ou tropo linguístico), que consiste numa comparação entre dois elementos por meio de seus significados imagísticos, causando o efeito de atribuição "inesperada" ou improvável de significados de um termo a outro. Didaticamente, pode-se considerá-la como uma comparação que não usa conectivo (por exemplo, "como"), mas que apresenta de forma literal uma equivalência que é apenas figurada. Exemplo:
Minha vida é um Roteiro de Cinema .
Catacrese
É uma metáfora desgastada, tão usual que já não percebemos. Assim, a catacrese é o emprego de uma palavra no sentido figurado por falta de um termo próprio.
Exemplos:
O jovem sentou-se no BRAÇO da cadeira.
O menino limpou a boca suja de sorvete na MANGA da camisa.
Metonímia X Sinédoque
Metonímia
É a substituição do sentido de uma palavra ou expressão por outro sentido, havendo entre eles uma reação lógica. Como substituir o autor pela obra.
Exemplo: Comi um prato de macarrão! Considera-se a figura como sinédoque quando a relação entre os termos é quantitativa, ou seja, pela sinédoque alarga-se ou reduz-se a significação da palavra. As relações entre os termos são basicamente as seguintes: