petroleo
BEATRIZ LOPES ROCHA
FRANCIELE DA SILVA LIMA
JENIFFER SILVA DOS SANTOS
LAÍS BATISTA DOS SANTOS
Petróleo
Caieiras
2012
E.E. DR. MÁRIO TOLEDO DE MORAES.
BEATRIZ LOPES ROCHA, nº02.
FRANCIELE DA SILVA LIMA, nº11.
JENIFFER SILVA DOS SANTOS, nº13.
LAÍS BATISTA DOS SANTOS, nº17.
3ºC
Petróleo
Caieiras
2012
Índice.
Fontes de pesquisa: Cia world factbook.
Extração
Podemos comparar à extração a criação de um poço artesiano.
A perfuração feita nas rochas visa á camada inferior e, após isso, uma bomba suga, através de uma sonda, o liquido da região inferior às pedras.
O petróleo, então passa por um processo de destilação fracionada, que faz com que a substância fique rica em energia e possa ser utilizada em diversos meios.
A extração também possui fases chamadas de recuperação primária, secundária e terciária, que variam de acordo com o tipo de rocha.
Destilação.
O petróleo, após ser extraído da natureza, é transportado para as refinarias e começa a ser fracionado através de aquecimento em tanques apropriados dando origem a vários subprodutos, esse processo é denominado de destilação fracionada.
Os derivados do petróleo são hidrocarbonetos (compostos por átomos de carbono e hidrogênio), sendo os mais leves formados por pequenas moléculas, como, por exemplo, o etano (C2H6), e os mais pesados contendo até 70 átomos de carbono. A destilação acontece justamente por essa diferença de tamanho das moléculas, quanto menor a molécula de hidrocarboneto, menor é a sua densidade e temperatura de evaporação.
Torre de Destilação. Quando o viscoso e negro óleo cru é aquecido em uma fornalha, os hidrocarbonetos se transformam em gases. Esses gases se condensam de novo em líquidos a diferentes temperaturas. Dessa forma o óleo é separado em partes ou frações
20 °C → GASES