MEIO AMBIENTE E POLÍTICA INTERNACIONAL
OS PRIMEIROS TRATADOS INTERNACIONAIS
1900: Convenção para preservação de animais, pássaros e peixes da África.
1902: Convenção para a proteção dos pássaros úteis à agricultura.
1933: Convenção para a preservação da fauna e flora em seu estado natural.
1959: TRATADO ANTÁRTICO
“Continente Branco”: os países decidem pela não exploração econômica da Antártida. É permitida apenas a presença do homem com finalidades científicas.
1975: Adesão do Brasil ao Tratado.
ANTÁRTIDA BRASILEIRA
O território de interesse pelo Brasil fica ao sul do Paralelo 60°S, entre os Meridianos 28°O e 53°O. A Base Antártica Comandante Ferraz localiza-se na Ilha do Rei George, por ser um local de temperaturas não tão frias como o restante do Continente.
1980: USP realiza expedições para pesquisar o clima (influência da mPa no clima do Brasil, rarefação na Camada de Ozônio, etc), geologia e produção de um crustáceo chamado krill.
1984: Entra em operação a “ESTAÇÃO ANTÁRTICA COMANDANTE FERRAZ” (EACF) abriga uma população flutuante de aproximadamente 100 pessoas.
25/FEV/2012: incêndio destrói por completo a base e muitos dados foram perdidos. A nova base começará a ser reconstruída apenas em 2016.
1991: assinado o Protocolo de Proteção Ambiental do Tratado Antártico (ou Protocolo de Madrid), porém entrou em vigor em 1998. Proíbe por mais 50 anos a exploração econômica de qualquer recurso, tendo seu término previsto para o ano de 2048. DÉCADA DE 1970
1975: UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Foi a responsável por introduzir a Educação Ambiental no ensino dos países membros da ONU.
Atualmente reconhece a importância das questões ambientais e juntamente com outros departamentos da ONU realizam conferências internacionais para discutir assuntos relacionados ao Meio Ambiente.
CONFERÊNCIA SOBRE MEIO AMBIENTE HUMANO – “CONFERÊNCIA DE ESTOCOLMO”.
1972: Estocolmo, Suécia.
Objetivo: debater os