Indice de oxigenação
Como o paciente em VM está sujeito a mudanças frequentes na fração de O2 é importante compará-la a PaO2 para avaliar o grau de disfunção pulmonar do paciente.
O índice de oxigenação (PaO2/FiO2) para indivíduos saudáveis deve ser de 400 mmHg, uma relação inferior a 300 caracteriza déficit de oxigenação, relações entre 300 e 200 indicam insuficiência respiratória aguda e a relação menor que 200 indica uma síndrome do desconforto respiratório (SARA).
Índice de oxigenação: PaO2 =
FiO2
(II Consenso de Ventilação Mecânica, 2000)
Índice de Tobin
Esse indicador foi denominado índice de respiração rápida e superficial (IRS ou índice de Tobin) e estabelece a relação fisiológica entre a frequência respiratória e o volume corrente expirado expresso em litros por minuto. É um método prático, eficiente e não invasivo para obtenção de indicador da previsão do sucesso ou insucesso no desmame do ventilador mecânico.
A lógica desse índice está no fato de que quanto melhor a complacência e maior a força inspiratória, associadas à adequada troca gasosa e menor frequência respiratória, maior a probabilidade de sustentar a ventilação espontânea indefinidamente.
Índice de Tobin: FR = 14 = 31,1 VC 0,450
Valores acima de 100 sugerem insucesso no desmame ventilatório.
Valores acima de 60 sugerem precaução.
Valores abaixo de 60 sugerem sucesso no desmame.
Referência: Mantovani, N. C; Zuliani, L. M. M; Sano, D. T; Avaliação da Aplicação do Índice de Tobin no Desmame da Ventilação Mecânica após Anestesia Geral; Rev Bras Anestesiol; 57: 6: 592-605, 2007.
TESTE DE PERMEABILIDADE OU OCLUSÃO
O teste de permeabilidade (escape aéreo entre via aérea e cânula traqueal após desinsuflação do balonete) pode ser usado para identificar pacientes com maior chance de obstrução de via aérea, por edema ou granuloma, após a extubação traqueal, especialmente após ventilação mecânica prolongada. O teste de