meio ambiente caracteristicas
Atualmente o remanescente é 102.012 km², 7,91% da área original.
A mata Atlântica é composta pelos seguintes ecossistemas:
Floresta Ombrófila Densa, que tem como principais características altas temperaturas e alto índice de precipitação bem distribuído durante o ano, praticamente sem períodos de seca.
Floresta Ombrófila Aberta, onde há o maior espaçamento entre as arvores e entre o período de chuva.
Floresta Ombrófila Mista, aqui a temperatura média é mais baixa, com clima temperado, e estações bem definidas
Floresta Estacional Decidual possui duas estações bem definidas, uma chuvosa seguida de um longo período seco.
Floresta Estacional Semidecidual, transita entre a zona úmida e o ambiente semiárido
Mangues, são uma faixa de transição entre aspectos terrestres e marinhos, onde predomina o clima tropical e subtropical. Os manguezais são ambientes alagados com águas salobras, os vegetais do mangue são constituídos por raízes expostas, favorecendo uma maior retirada de oxigênio.
Restingas, são faixas de solo arenoso e salino, paralelas às costas litorâneas, que bordejam as águas do oceano e as das lagoas litorâneas.Possuem vegetação rasteira.
O clima predominante na mata Atlântica é o tropical úmido. Porem devido a sua biodiversidade apresenta temperaturas médias elevadas durante o ano todo e a média de umidade relativa do ar também é elevada. As precipitações pluviométricas são regulares e bem distribuídas nesse bioma. Quanto ao relevo, é caracterizado por planaltos e serras.
A região abriga sete das nove maiores bacias hidrográficas do país, entre elas estão: Paraná, Uruguai, Paraíba do Sul, Doce, Jequitinhonha e São Francisco.
A fauna é formada principalmente por anfíbios, mamíferos e aves das mais diversas espécies. Observa-se que 39% dos mamíferos dessa floresta só existem na mata Atlântica, inclusive mais de 15% dos primatas,