Megacidades - Desafio ou Missão Impossível?
Sociologia – Unidade 4 – Escola de Chicago e a Sociologia Urbana
Megacidades - Desafio ou Missão Impossível?
A administração das megacidades, como são conhecidas as cidades com mais de dez milhões de habitantes, tem se apresentado ineficaz e com certeza ineficiente.
A Escola de Chicago foi formada para buscar como num “laboratório social” soluções para o caos das grandes cidades marcadas por concentração populacional excessiva que vive em condições de vida e infra-estrutura precárias, imenso número de imigrantes que formam uma fonte de segregação urbana.
A reflexão atual sobre as cidades é que elas estão cada vez mais se tornando multidisciplinares, incrementando o leque da Sociologia Urbana.
Como estudar a sociedade num ambiente tão complexo?
Os problemas vão desde a moradia, transporte, educação e saúde até lazer e cultura, que quase sempre são esquecidos.
O problema do transporte público tem sido o maior vilão dentre as grandes dificuldades, e
não
é
restrito
apenas
às
megacidades
de
países
em
desenvolvimento. O metrô de Tókio não tem trens suficientes para os seis milhões de usuários diários e precisa de profissionais que literalmente empurram as pessoas para dentro dos trens no horário do hush.
Em São Paulo, por exemplo, onde o metrô trabalha no limite de sua capacidade,
75% dos empregos estão em ¼ do território, o que significa grande necessidade de deslocamento. A falta de água e os problemas climáticos em decorrência da poluição são alertas contínuos de que é preciso planejar melhor o crescimento das cidades e estudar maneiras de distribuir adequadamente o contingente populacional, o que se configura um tremendo desafio, senão uma missão impossível.
Fonte: TV CULTURA. Matéria de Capa: As Megacidades. 2011. Disponível em: Acesso em 17/11/2014.