Medtech
Vocês acabam de se tornar diretores executivos da MEDTECH, uma divisão de instrumentos médicos do gigante farmacêutico Benton Pharmaceuticals, empresa com faturamento anual de quase R$ 15 bilhões.
O objetivo é simples: revitalizar uma empresa com movimento de 300 milhões/ano que está atravessando por dificuldades.
O desafio, porém, é desencorajador. Há seis anos, a Benton adquiriu a MEDTECH, uma empresa de 14 (quatorze) anos de existência, supondo que a sua impressionante história de inovações no campo da análise, coleta e monitoramento de sangue se encaixaria perfeitamente na filosofia de rápido crescimento da Benton. Deste então, entretanto, a MEDTECH apresentou um desempenho lento, com um incremento médio nas vendas anuais e nos lucros de 4% a 6%, números inferiores às expectativas de crescimento de 15% da Benton. Quando os antigos CEOs da empresa não se mostraram capazes de reverter a tendência, a presidência e conselho foram obrigados reestruturar os cargos estratégicos. Abaixo um relatório sobre a MEDTECH que indica como a Benton Pharmaceuticals está organizada e como a MEDTECH se encaixa em sua estrutura organizacional além de sua financeira. O relatório fornece, também, algumas informações básicas sobre as instalações.
MEDTECH, Inc. A MEDTECH, Inc. é fabricante de instrumentos farmacêuticos e subsidiária integral da Benton Pharmaceuticals e parte de seu Grupo de Produtos e Sistemas Médicos. A Benton é formada por 62 divisões e subsidiárias, organizadas em cinco grupos: Grupo de Farmacêuticos (31% da receita, 40% de lucro); Grupo de Produtos e Sistemas Médicos (27% da receita, 22% de lucro); Grupo de Produtos de Diagnósticos (21% da receita, 20% de lucro); Grupo de Produtos e Serviços Alternativos (17% da receita, 15% de lucro) e o Grupo de Produtos Industriais (4% da receita, 3% de lucro). Para o exercício encerrado em 30 de setembro, a Benton Pharmaceuticals apresentou uma receita de R$ 14,5 bilhões e