Medição de atrito em pavimentos aeroportuarios
O atrito das pistas dos aeroportos é muito importante para a segurança aeroviária, pois evita acidentes aéreos durante os pousos e decolagem das aeronaves.
Nos aeroportos brasileiros, administrados pela INFRAERO, as medições de atrito das pistas de pouso e decolagem seguem as seguintes normas, legislações e procedimentos:
IAC – 4302;
IAC – 139/1001;
Resolução 88 – ANAC;
MP 22.04 de 30/10/2007 (Manual de Procedimento da INFRAERO);
Os níveis de atrito dos pavimentos aeroportuários são medidos pelos seguintes ensaios:
1. Microtextura
2. Macrotextura
1.1 Microtextura
O ensaio de microtextura consiste em determinar o coeficiente de atrito dinâmico em pistas de pouso e decolagem de aeroportos, durante toda a sua extensão.
Para a realização do ensaio de microtextura, existem 2 (dois) tipos de equipamentos que poderão ser utilizados para a coleta de dados, são eles: Mu-Meter (MK-4) e o Skkidometer (BV-11).
1.1.1. Mu-Meter (MK-4)
O medidor de atrito dinâmico de pistas conhecido como Mu-meter (MK-4), é um medidor de atrito de superfícies e um sistema de relatórios para testar pistas de aeroportos, pistas de manobras e superfícies de estradas.
Trata-se de um equipamento rebocado, constituído de 3 (três) rodas, sendo duas as rodas (as rodas laterais) destinadas a medir o coeficiente de atrito e a terceira roda destinada para indicar a distância percorrida. Quando o equipamento é rebocado, as forças laterais, resultantes do deslizamento lateral das rodas medidoras, são transmitidas aos braços móveis e medidas por uma célula de carga que transmite eletronicamente as informações a um sistema de coleta de dados (um computador),