Conceitos
Ritos Mágicos
Embora o Homem fabricasse instrumentos e dominasse as técnicas do fogo, sentia-se impotente face a certas forças da Natureza, como a chuva, o Sol, a trovoada. Recorria a cerimónias ou ritos (dança e canto) e ao uso de objetos simbólicos, a que atribuía carácter mágico, acreditando assim poder controlar melhor esses fenómenos e realizar as suas vontades
Ritos Funerários
O Homem sapiens acreditava já na vida para além da morte. São abundantes os vestígios dos ritos funerários: o morto era geralmente enterrado de costas, de lado ou na posição fetal. Junto do seu corpo pintado de ocre vermelho, colocavam-se objetos de uso pessoal e oferendas (armas, alimentos, adornos).
Nomadismo
O nomadismo é a prática dos povos nómadas ou seja, que não têm uma habitação fixa, que vivem permanentemente mudando de lugar, usualmente são os povos do tipo caçadores-coletores ou pastores, mudando-se a fim de buscar novas pastagens para o gado, quando se esgota aquela em que estavam.
Os nômades não se dedicam à agricultura e frequentemente ignoram fronteiras nacionais na sua busca por melhores pastagens.
A maioria dos antigos povos nômades tornaram-se sedentários com a descoberta da agricultura. No entanto, ainda hoje subsistem sociedades nômades, como algumas tribos de tuaregues do Sahara.
Economia Recolectora
Denominação atribuída ao tipo de organização económica característica do homem primitivo, que se limitava a colher ou recolher, para a sua subsistência, aquilo que a Natureza lhe proporcionava (recolha de frutos silvestres, grãos, plantas e raízes, caça, pesca e captura de moluscos).
.Para assegurarem a subsistência, os primeiros homens limitaram-se a utilizar os recursos naturais: da terra obtinham sementes, vegetais, raízes, mel, incestos e pequenos animais que pudessem apanhar à mão; dos rios e dos lagos tiravam os