Medição com Extensómetro 4340
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Departamento de Engenharia Mecânica
Laboratório de Materiais e Metalografia
Professor Gilmar Tonietto
Ensaio de Tração com Extensômetro
Lucas de Melo Terres
Caxias do Sul, maio de 2013
1.Introdução
O trabalho tem base na análise de um ensaio de tração com extensômetro que foi realizado em laboratório em um corpo de prova de SAE 4340, e tem o objetivo de calcular a Tensão Limite de Escoamento do material citado, e comparar com os resultados encontrados com valores das tabelas técnicas verificando se o mesmo atende às especificações.
Para se definir o ensaio mecânico adequado para cada produto metálico, deve se levar em consideração a finalidade do material, os tipos de esforços que o material vai sofrer e de quais as propriedades mecânicas que se deseja medir.
Geralmente cada material tem especificações, aonde constam quais os ensaios corretos para se avaliar a conformidade do material com o que se espera do mesmo.
O conhecimento das propriedades do material que se vai utilizar é de extrema importância no momento de sua escolha, pois um material não conforme pode comprometer totalmente a funcionabilidade e a confiabilidade de uma máquina ou um equipamento.
O ensaio de tração é um ensaio de fácil execução e reproduz com rapidez os resultados, o que o torna um dos ensaios mais utilizados na indústria metal mecânica, além de ajudar na identificação e definição da aplicação de cada material.
2.Revisão Bibliográfica
Ensaio de Tração Em um Ensaio de Tração um corpo de prova com formas e dimensões padronizadas é submetido a um esforço axial, que tende a alongá-lo passando pelo seu estado elástico e plástico até chegar a seu ponto de estricção, quando o mesmo se rompe. A forma e dimensões padronizadas tem como objetivo a comparação entre vários corpos de prova de um mesmo material para avaliar a tendência de seu comportamento em relação a este esforço,