ecologia
As análises das produções textuais permitiram identificar as seguintes definições gerais para Meio Ambiente:
Para o Ensino Fundamental: Dos cinco entrevistados, três chegaram a conclusão que o Meio Ambiente é um lugar natural que pode ser modificado pelo homem ; já os outros dois alunos definiram vários elementos que são importante para a vida de todos os seres vivos como: água o solo e vegetais, participando dos ciclos da natureza.
Ensino Médio: Meio Ambiente é formado por muitos elementos, que juntos compõem a Natureza. É um lugar de muita beleza, porem os alunos do ensino médio tem a consciência para a conservação ambiental.
Ensino Superior: Chegaram a uma preocupação que temos que cuidar do nosso ecossistema ( fatores bióticos e abióticos ) e termos que conservar a nossa fauna e flora e compreender todo o sistema.
Os conceitos acima descritos foram analisados tendo como base os estabelecidos por Reigota (1995).
Observou-se que os alunos dos diferentes níveis de ensino revelaram uma concepção naturalista do Meio Ambiente, a qual retrata o ambiente como sendo sinônimo de natureza preservada .
O que se aproxima da ecológica presente nos livros didáticos, onde modelos tradicionais, (transmissão/ recepção) ainda persistem. Percepções até mesmo por parte dos estudantes de nível superior, denotam que reflexões relacionadas à realidade cientifica sobre Meio Ambiente estão sendo ainda negligenciadas na escolarização.
Os alunos de Ciências Biológicas (Ensino Superior) apresentam uma concepção naturalista, e os alunos de Ensino Médio e Fundamental referem-se ao Meio Ambiente com uma visão antropocêntrica, o que os levam a olhar para elementos bióticos e abióticos como: água, solo, plantas, sem analisar a interdependência dos mesmos na composição dos cenários.
Conclusão:
Mesmo os alunos de níveis diferentes acabam tendo uma grande preocupação com o Meio Ambiente e A maturidade é importante para a compreensão de alguns conceitos ambientais e