Exemplo Ensaio Tra O
O presente trabalho é constituído pela análise de um ensaio de tração de um corpo de provado material AÇO SAE 4340 com 25HRC de dureza, no Extensômetro EMIC disponível no laboratório de ensaios mecânicos do Bloco D da Universidade de Caxias do Sul.
Este trabalho apresenta a tabela de valores utilizada como base para cálculo da Deformação em função da Tensão e demais informações, o principal objetivo do trabalho é apresentar através do ensaio de tração algumas propriedades do material ensaiado tais como: módulo de elasticidade, tensão de escoamento e tensão de ruptura.
No ensaio, foi pré-configurado o aumento gradativo da Força de Tensão exercida no corpo de prova, com o objetivo de permitir que osvalores obtidos através da leitura do sensor conectado ao equipamento fossem anotados para gerar a tabela.
Em posse dos valores, foi gerada uma tabela de correspondência (força X deslocamento) onde as informações que estavam sendo buscadas como resultados do experimento foram obtidos através de fórmulas padrão e seguem na descrição deste trabalho.
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Para ensaios de tração de materiais metálicos, utiliza-se a norma ABNT NBR ISO 6892:2013 – Materiais Metálicos – Ensaios de tração a temperatura ambiente, onde estão descritos os procedimentos padrões para se realizar os ensaios em extensômetros calibrados conforme a norma NBR14480 - Calibração de extensômetros usados em ensaios.
No Brasil, utiliza-se a norma MB-4 da ABNT que define formatos e dimensões para cada tipo de teste. Em resumo, utilizou-se um corpo de prova composto de Aço SAE 4340 conforme imagem abaixo.
Figura 1 - Corpo de Prova
O ensaio de tração consiste em submeter o material a um esforço que tende a alongá-lo até a ruptura. Os esforços ou cargas são medidos na própria máquina de ensaio. No ensaio de tração o corpo é deformado por alongamento, até o momento em que se rompe, com a diminuição da estricção do corpo de prova. A estricção determina a