Medindo a Pressão
ESPIRÔMETRO E ESFIGMOMANÔMETRO
HELOISA MENDES RIBEIRO SANTOS
JESSICA
MARILENE
WESLEY
CLELIA
São José dos Campos – 2014
INTRODUÇÃO
O aparelho utilizado para medir a pressão arterial é chamado de esfigmomanômetro (esfigmo significa pulsação, enquanto manômetro significa instrumento para medir a pressão de fluidos). Anos atrás, apenas hospitais, clínicas e farmácias possuíam estes aparelhos, e somente profissionais da área da saúde o utilizavam. Com o avanço da tecnologia, hoje existem aparelhos que permitem que qualquer pessoa verifique a pressão arterial até mesmo em casa. Várias marcas produzem aparelhos digitais semi-automáticos, que não necessitam do auxílio do estetoscópio (aparelho utilizado para ouvir o som do fluxo de sangue passando pelas veias, normalmente utilizado com esfigmomanômetros analógicos).
Ter um aparelho de pressão em casa é recomendado principalmente para quem tem hipertensão e precisa acompanhar constantemente seus valores para verificar a eficácia da medicação. É importante pedir orientação ao seu cardiologista, para que ele recomende quantas vezes por dia ou por semana realizar a medição, em que horários, posições. Existem regras gerais, mas, para cada caso, algumas orientações específicas podem ser necessárias.
Erros na verificação da pressão arterial podem ser perigosos. Se um paciente está com a pressão normal e, por uma falha, acredita que sua pressão está alta, pode utilizar o medicamento sem necessidade, por exemplo. Além disso, há o fator psicológico: alguém pode se assustar por achar que a pressão está muito alta ou muito baixa, ficar ansiosa e se sentir mal pelo medo de estar doente. Na ausência de orientação médica, siga as seguintes recomendações para evitar erros na verificação da pressão com um esfigmomanômetro digital:
Sempre que possível, leia o manual do aparelho, ele traz várias dicas sobre sua utilização.
Ao comprar o aparelho, observe o tamanho do