Medidores de vazão
Relatório elaborado junto à disciplina de Operações Unitárias do curso de Engenharia Ambiental do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal.
Professora
1. INTRODUÇÃO
Dizemos que a vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais. As aplicações são diversas, utilizadas desde aplicações simples como a medição de vazão de água em estações de tratamento, uso agrícola (irrigação) e residências, até medição de gases industriais e combustíveis, passando por medições mais complexas. È essencial a todas as fases da manipulação dos fluidos, além de estar associada com o balanço do processo e diretamente ligada aos aspectos de compra e venda de produtos.
O conjunto formado pelo medidor e os trechos da tubulação antes e depois do medidor deve ser considerado globalmente e não apenas o medidor isolado, pois apresentam os retificadores de vazão, reguladores da velocidade removedores de vórtices, filtros, tomadas de medições. A vazão pode ser dada em unidade de volume por (l, cm3, m3, gal, ft3,) ou massa (g, kg, ton, lb) sempre por unidades de tempo (h, min, s).
➢ Placa de orifício
Uma placa de orifício é um aparelho extremamente simples; consta normalmente, de uma chapa plana, com um orifício central com os bordos biselados e agudos. (FOUST,A.S,1959)
A medição pode ser realizada a partir da pressão diferenciada que pode ser produzida por vários tipos de elementos primários colocados na tubulação de forma que o tal fluido passe através dele. Sua finalidade é aumentar a velocidade do fluido diminuindo a área de seção em um pequeno comprimento para haver uma queda de pressão. Se no interior de uma tubulação tiver uma restrição em qualquer ponto do fluxo, de acordo com a LEI de BERNOULLI da conservação de energia, haverá um aumento da velocidade do fluído e uma