Enfermagem
A politíca de ciencia, tecnologia e inovação de saúde, faz parte da política nacional,sendo conjunta ao SUS, encrementada no artigo °200 que estabelece as competências e que inclui o desenvolvimento científico e tecnológico.
Há 3 principios constitucionais, que são: * Universalidade * Integralidade * Equidade Que corresponde ao compromisso político e ético com a produção e com a apropriação de conhecimentos tecnológico que contribuem para a redução das desigualdades sociais. Os princípios organizacionais que administram o SUS são: * Municipalização * Regionalização * Hierarquização A política Nacional ciência e tecnologia em saúde têm como princípio o desenvolvimento nacional de uma forma sustentável. Por suas competências legais,cabe as três esferas,a produção de leis e normas que apoia os conhecimentos, e garante de uma forma ampliada e adequada para a proteção e recuperação da saúde da sociedade.
Nessa política cabe também ver uma visão ampliada para o saber científico e tecnológico,possibilitando diferentes abordagens de pesquisa. As atividades da Ciência, Tecnologia e Inovação são direcionadas a universidades e algumas de instituições específicas; Nos serviços de saúde ainda pode-se dizer que essas atividades são iniciais, que exigem esforços para melhorar.
Um dos principais objetivos da Politica de Ciência, Tecnologia e Inovação de Saúde é superar essas dificuldades de coordenação, extraindo das duas tradições – a capacidade de induzir, por parte do Ministério da Saúde, e a capacidade de mobilização da comunidade cientifíca.
A Politica de Ciência, Tecnologia e Inovação de Saúde, relata sobre o compromisso ético e social de melhoria das condições de saúde da população brasileira. O respeito da vida e à dignidade das pessoas é o fundamento ético básico e compromisso de assegurar o desenvolvimento e a implementação de padrões elevados de ética na Pesquisa em Saúde.
Para que a