Seleção de pessoal
O que é recrutamento?
Recrutamento é um conjunto de atividades desenhadas para atrair um conjunto de candidatos qualificados para uma organização.
Processo de identificação e captação dos profissionais através dos diferentes canais de comunicação, e de acordo com o perfil e cargo disponível na empresa.
Do ponto de vista de sua aplicação, o recrutamento pode ser interno ou externo.
Interno: O recrutamento interno é realizado quando, ao surgir uma vaga, a empresa procura preenchê-la remanejando seus próprios empregados. Este processo pode se realizar através de: promoção, transferência, transferência com promoção, programas de desenvolvimento de pessoal e plano de carreira de pessoal. No recrutamento interno, a divulgação ocorre dentro da própria empresa.
Externo: processo que ocorre fora a organização, com objetivo de captar no mercado os candidatos que atendam o perfil do cargo.
Como é feito o recrutamento?
O problema básico do recrutamento é diagnosticar e localizar as fontes supridoras de recursos humanos no mercado, que lhe interessam especificamente, para nelas concentrar seus esforços de recrutamento. O mercado de recursos humanos é formado por dois tipos de candidatos: os que estão empregados (trabalhando em alguma empresa) que se dividem em reais (que estão procurando emprego) e potenciais (que estão interessados em procurar emprego) e os candidatos disponíveis (desempregados).
Fontes de recrutamento:
Anúncios em jornais e revistas: A empresa divulga, por meio de anúncios em jornais e/ou revistas especializadas, as oportunidades de trabalho que oferece ao mercado. A escolha do veículo (qual o jornal ou qual a revista), o conteúdo do anúncio, o seu apelo são aspectos importantes a considerar.
Cuidados importantes com os anúncios: De acordo com o art. 5 da CF/ 88 da CLT: Não é permitido no anúncio referência ao sexo, idade, cor, situação familiar ou qualquer palavra discriminatória, salvo