Medidor de vazão
RESUMO Neste trabalho, vamos compreender a teoria e o funcionamento de um medidor de vazão, e a partir disso, utilizaremos o resultados obtidos para fazer um gráfico para obter uma curva de calibração (Q x h) e um outro gráfico para obter a Curva característica universal.
INTRODUÇÃO Medidor de vazão é todo dispositivo que permite, de forma indireta, determinar o volume de fluido que passa através de uma dada seção de escoamento por unidade de tempo. O princípio de funcionamento de um medidor de vazão pode ser baseado em um dos seguintes fundamentos:
- Pesagem; - Efeito da força de arrasto; - Equação da Energia. Onde os medidores de vazão de fluxo são acessórios da instalação nos quais se reduz a seção de passagem do fluido para provocar um aumento da velocidade e consequentemente, uma redução de pressão.
A redução da pressão pode ser transmitida a um dos ramos de piezômetro, provocando um desnível H do fluido, que poderá ser relacionado com a vazão em escoamento e, portanto, permitirá medi-la
A rigor, qualquer estreitamento da passagem poderia ocasionar o fenômeno e o relacionamento descrito, entretanto, procura-se provocar uma passagem coordenada das partículas de fluido com o objetivo de reduzir as perdas de energia por atrito (perda de carga) e obter uma repetitividade na leitura do desnível do fluido (h).
TUBO VENTURI
O tubo venturi é um dispositivo composto por:
- um trecho de tubulação de entrada com seção igual à do conduto ao qual está acoplado e onde está instalado um anel piezométrico para medir a pressão estática nesta seção;