medidor de fluxo
FEQ – Faculdade de Engenharia Química
Relatório Preliminar
Experimento 6.3
6. – Medidores de
Fluxo
EQ601 - Laboratório de Engenharia Química I
Turma A
Grupo E
Integrantes
RA
Andrey Seiji Higashi
090419
Cinthia May Shimizu
095648
Eduardo A. Novais Gomes
090970
Patrícia Gomide Ferreira
092557
Thaís Maldonado Konishi
082879
Victor de Lima Bellia
093174
1.
Introdução
1.1. Medidores de Vazão
A medição de vazão é uma etapa fundamental na rotina industrial, uma vez que esta fornece dados triviais tanto o acompanhamento do processo, quanto para o planejamento contábil e comercial de determinado produto. Porém, a escolha de um medidor de vazão não é tão simples, uma vez que a grande variedade existente no mercado aborda diversas finalidades específicas, sendo cada medidor adequado para uma determinada situação.
Quanto à classificação, os medidores de vazão podem ser diretos ou indiretos.
Como o próprio nome já diz, os diretos são os que obtêm o valor de vazão diretamente seja em volume ou em massa de fluido, enquanto os indiretos obtêm valores relacionados à vazão, como velocidade, e necessitam de correlações matemáticas para obtenção do fluxo.
Apesar de serem mais precisos em sua medição, os medidores de fluxo diretos normalmente são muito grandes e não apresentam uma resposta imediata já que sua medição depende do tempo. Já os medidores de fluxo indiretos são menores, mais baratos e, através de correlações, apresentam uma resposta imediata, sendo estes os mais utilizados na indústria.
Os medidores de fluxo ainda podem variar conforme: sua precisão, características específicas do fluido, condições operacionais, facilidades e custos de construção, instalação e manutenção. Entretanto todos têm como base de operação um dos dois diferentes conceitos: pelas diferenças de pressão ou pelo princípio da variação da área de escoamento, verificados respectivamente, nos