Metrologia
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA: METROLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO
PROFESSOR: ALBANO LUIZ WEBER
TÉCNICAS DE MEDIÇÃO DE VAZÃO
INTRODUÇÃO
A vazão de material em um processo ou sistema pode ser medida por uma variedade de métodos que dependem do material, volume, precisão necessária e controle exigido. Os principais métodos de medição de vazão são utilizados com alta freqüência nas indústrias e até mesmo nas nossas casas no momento em que estamos utilizando a água.
Este trabalho apresentará os variados tipos de instrumentos de medição de vazão, suas características e suas aplicações na indústria, levando sempre em conta que antes de escolher um instrumento depende-se de vários fatores que serão citados.
PRINCÍPIOS BÁSICOS DO MÉTODO
O movimento de um fluido, termo que define líquido ou gás em uma tubulação, conduto ou canal, é denominado vazão ou fluxo. Por definição, vazão é a quantidade de matéria, volume ou massa que escoa por unidade de tempo em uma dada instalação. Vazão é uma das grandezas mais utilizadas na indústria. As aplicações são inúmeras, indo desde de medição de vazão de água em estações de tratamento e residências, até medição de gases industriais e combustíveis, passando por medições mais complexas como a vazão de sangue no sistema circulatório. Existem diversas unidades para expressar vazão, destacando-se: galão por minuto (gpm), polegada cúbica por minuto (in/min), centímetro cúbico por segundo (cm3/s), litros por segundo (l/s), pé por minuto (ft3/min), pé cúbico padrão por minuto de ar a 20ªC a 1 atmosfera igual a 0,54579 gramas por segundo (grama/s).
A escolha correta de um determinado instrumento para medição de vazão depende de vários fatores. Dentre estes, pode-se destacar: • exatidão desejada para a medição; • tipo de fluido: se líquido ou gás, limpo ou sujo, número de fases,