medidas
Conhecer equipamentos e técnicas de medidas de volumes em laboratório e realizar medidas de volumes aproximadas e precisas.
INTRODUÇÃO
Um dos procedimentos mais utilizados em laboratório é o de medida de volumes de reagentes líquidos, O volume de um corpo é a quantidade de espaço ocupado pelo mesmo.
Existem no nosso dia a dia medidas exatas e medidas aproximadas, e em grande parte das nossas vidas os números que encontramos são sempre aproximadas, a cada momentos valores estão em variações, quanto menor for o erro mais preciso será a medida. Na ciência existem equipamentos que medem de duas maneiras, gradual e volumétrica. A forma gradual mede comparando com uma graduação, crescente ou decrescente de valores, marcando vários volumes. A forma volumétrica mede de uma forma onde só tem um valor exato, uma única marcação no equipamento.
MATERIAIS E MÉTODOS
Os materiais utilizados nesse experimento foram: Béquer de 250 ml com escala, Erlenmeyer de 250 ml com escala, Proveta de 100 ml com escala, Pipeta volumétrica de 25 ml, pipetas graduadas, Bureta de 50 ml, Funil comum e o reagente utilizado foi a água.
Primeiro foi feita a comparação de precisão dos equipamentos, colocado um determinado valor no Béquer, chegando aos 50 ml, depois esse mesmo volume foi transferido para o Erlenmeyer e foi detectada uma diferença de valores, no Erlenmeyer foi encontrado aproximadamente 55 ml, e depois colocado na proveta para ter maior precisão, na proveta foi encontrado aproximadamente 52,5 ml.
No segundo experimento foi utilizado primeiro a proveta e colocado 50 ml, e feito o processo inverso, o volume utilizado na proveta foi transferito para o Bequer e foi encontrado o valor aproximadamente 48 ml e esse mesmo volume foi transferido para o Erlenmeyer e foi encontrado aproximadamente 52 ml.
Conclui-se que em ordem crescente de precisão dos equipamentos fica: Erlenmeyer, Béquer e proveta.
No terceiro experimento foi adicionado 25