trabalho tecnico
Leonardo Chavi Silvério
Alex Araújo Santos
AllanKardec Chaves Landim
Yunare Valentim de Castro
Gestão Ambiental
São José dos Campos – 2013
ETEP
1.1 Descrição
A gestão ambiental ou gestão de recursos ambientais é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, incluindo fontes de energia, renováveis ou não. A gestão ambiental deve visar ao uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias-primas e a redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais.
A gestão ambiental empresarial restringe-se a empresas e instituições, e pode ser definida como sendo um conjunto de politicas, programas e práticas administrativas e operacionais que levam em conta a saúde e a segurança das pessoas e a proteção do meio-ambiente através da eliminação ou diminuição de impactos ambientais decorrentes do planejamento, implantação, operação, ampliação ou desativação de empreendimentos ou atividades, incluindo-se as fases do ciclo de vida do produto.
Os resíduos provenientes dos animais são frequentemente responsáveis pela poluição de águas superficiais e subterrâneas em muitas regiões. Pela ação de chuvas, esses resíduos chegam às águas devido ao carregamento desses materiais ricos em matéria orgânica e agentes patogênicosdas áreas onde existem animais.
São vários os problemas causados por esses resíduos. Por isso foi criado um método de gestão ambiental chamado biodigestores, q são uma alternativa para resolver os problemasdesses resíduos. Além de tratar dos resíduostransformá-los em adubos orgânicos ótimos para serem usados, eles produzem um gás como alternativa de energia para o meio rural.
1.2 Métodos e objetivos principais da gestão ambiental
- Uso de recursos naturais de forma racional.
- Aplicação de métodos que visem a manutenção da