MEDIDAS PEDAGÓGICAS PARA SUPERAÇÃO DE PROBLEMAS NA ESCOLA
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho partiu da análise do diagnóstico da Escola “Paulo Freire”, a qual apresentava diversos problemas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, inclusão de alunos com defieciências, participação dos pais na escola, evasão de alunos da EJA, entre outros.
A partir de tal análise, buscou-se elencar algumas medidas que poderiam auxiliar na solução de tais problemas.
2 DESENVOLVIMENTO
A escola Paulo Freire apresenta vários problemas que interferem diretamente no processo de ensino e aprendizagem. Vejamos algumas medidas que poderiam ser adotadas visando a solução de tais problemas.
1. Para que a inclusão se efetive na escola é necessário incentivar o engajamento de toda a comunidade escolar. É fundamental que a escola tenha, desde a concepção de seu projeto pedagógico (o qual deve ser construído coletivamente), a intenção de educar a todos. É importante contar com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) utilizando as salas de recursos multifuncionais para organização de materiais que eliminem barreiras e que faça a mediação do ensino. É importante, também, um compromisso com a formação continuada, estabelecendo ações e estratégias de formação, conforme demandas e realidades apresentadas.
2. O professor que irá assumir uma turma de EJA em concordância dos prescritos legais deve proporcionar situações diversificadas de aprendizagem que contribuam para o exercício pleno da cidadania. Precisa lembrar que o aluno da EJA é fruto de um processo social excludente, construído ao longo da história. Assim, precisa ajudá-lo a perceber os conhecimentos que já fazem parte da sua vida e auxiliá-lo no processo de apropriação, construção e transformação do conhecimento. Quanto à metodologia, deve buscar situações de aprendizagem pertinentes e adequadas ao ensino na EJA, tendo um olhar