Medidas Mecânicas
As empresas de manufatura enfrentam uma pressão cada vez maior sobre sua produção, gerada pela demanda por melhor qualidade do produto, maior variabilidade, redução dos custos e competição global, levando os fabricantes a buscar cada vez mais a automação dos meios de produção como uma solução eficaz para atender estas demandas e se manterem competitivos. O que devemos ressaltar é que o sucesso dessa automação esta ligado diretamente à eficácia dos sensores para coletar dados e dos sistemas de monitoramento e controle do processo para analisá-los.
O processo de retificação é considerado como um dos mais importantes da manufatura, tendo como objetivo melhorar o acabamento superficial e garantir a integridade das peças acabadas. Trata-se de um processo de alta precisão e importância, uma vez que é inaceitável perder uma peça nesta etapa, pois o valor agregado ao material nesta fase já é muito elevado devido aos vários processos que antecederam a retificação.
Avaliaremos o uso do sensor de emissão acústica e suas aplicações na otimização do processo de retificação. Vale lembrar que alguns sensores respondem com sinal elétrico a um estímulo positivo, isto é, convertem a energia recebida em um sinal elétrico. Nesse caso, podem ser chamados de transdutores. O transdutor converte um tipo de energia em outro. É geralmente composto por um elemento sensor, normalmente piézoeletrico, e uma parte que converte a energia proveniente dele em sinal elétrico.
EMISSÃO ACÚSTICA
Emissão acústica é um fenômeno que ocorre quando uma descontinuidade é submetida a solicitação térmica ou mecânica. Uma área portadora de defeitos é uma área de concentração de tensões que, uma vez estimulada, origina uma redistribuição de tensões localizadas. Este mecanismo ocorre com a liberação de ondas de tensões na forma de ondas mecânicas transientes. A técnica consiste em captar esta perturbação no meio, através de transdutores piezoelétricos