relatório de mecânica - medidas e erros
INSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
MECÂNICA
EXPERIMENTO 1 – MEDIDAS E ERROS
B. DO GARÇAS – MT
OUTUBRO - 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO
INSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
MECÂNICA
Docente: Fabrizio
Discentes:
Gislaine Camargo, Guilherme Coelho, Guilherme R. Moura Silva, Gustavo Coelho, Lorayne Pinheiro, Lorena Pereira Damazio e Luana Abreu.
B. DO GARÇAS
OUTUBRO – 2011
INTRODUÇÃO
Um dos principais objetos da ciência experimental é gerar o valor numérico da grandeza e sua confiabilidade, a partir disso é realizada a análise quantitativa e qualitativa das propriedades da matéria.
Na análise quantitativa o experimentador utiliza instrumentos de medida, sendo que a complexidade varia de acordo com a natureza da grandeza a ser medida. Por mais avançado que seja o aparelho ainda há possibilidade de erro na mensuração.
Em qualquer estudo o resultado é aproximado, sendo impossível analisar todos os fatores que atuam sobre o mesmo. Por este motivo os dados experimentais devem ser seguidos de um tratamento Estatístico Matemático para estimar sua confiabilidade.
Neste relatório será abordado experimentos que utilizam a teoria de erros acima mencionada.
Nas próximas paginas haverá medidas de um cilindro oco e um paralelepípedo ambos medidos por vários alunos com uma régua e um paquímetro. Dessa forma procuramos observar a diferença entre os valores obtidos pelos experimentadores.
OBJETIVO Proporcionar a familiarização com instrumentos de medidas e a realização de medidas utilizando a teoria dos erros.
MATERIAIS UTILIZADOS
Régua;
Paquímetro;
Cilindro Oco;
Paralelepípedo;
Balança Eletrônica;
Calculadora Científica;
PROCEDIMENTO DETALHADO
Medidas dos objetos: régua e paquímetro.
Primeiramente foram realizadas as medidas