Medidas de volume
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Medidas de Volume
ITABUNA-BA
NOVEMBRO 2011
Medidores – Kevin Vivas, Gabriel Alves, Ruthielle Reis
Engenharia Mecânica – UESC
2
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC
GABRIEL ALVES COSTA – 01201120289
KEVIN SACRAMENTO VIVAS NERES - 01201120292
RUTHIELLE DOS REIS PEREIRA – 01201120316
Medidas de Volume
Relatório
apresentado
à
disciplina
de
Química Experimental, curso de Engenharia
Mecânica, sob orientação do Prof. Dr. Sailer
Santos dos Santos.
ITABUNA-BA
NOVEMBRO 2011
Medidores – Kevin Vivas, Gabriel Alves, Ruthielle Reis
Engenharia Mecânica – UESC
3
1 - RESUMO
Através da transferência de uma certa quantidade de volume de H2O entre diferentes recipientes, o experimento demonstrou uma variação na medida obtida de cada instrumento, demonstrando assim a imprecisão que um medidor está sujeito quando se trabalha com diferentes tipos de instrumentos. 2 – INTRODUÇÃO E OBJETIVO
Desde a antiguidade o homem busca uma maneira de encontrar precisão em seus experimentos, independente de qual seja a sua finalidade. Entretanto grande parte (talvez todas) as medidas de uma propriedade física ou química estão afetadas por uma incerteza, chamada geralmente de erro, desvio ou imprecisão da medida.
No decorrer de atividades realizadas em laboratórios é de extrema importância saber realizar a leitura correta de uma medida representada nos instrumentos. É necessário extrema atenção e cuidado com a escolha da técnica adequada para a realização de qualquer tipo de atividade experimental, para que o resultado obtido seja o máximo confiável e preciso. Tudo isto segue a finalidade de que por mais que os instrumentos sejam sofisticados, estes apresentam erros que devem ser considerados, para que ao final haja resultados mais precisos e seguros.
Uma das mais comuns e importantes operações de laboratório é a determinação de volume. Por