Medidas de velocidade mecânica dos fluidos
Fortaleza, 08 de novembro de 2012.
Sumario
Introdução..........................................................................................................3
Fundamentação teórica......................................................................................4
Metodologia da pratica........................................................................................6
Apresentação de dados.......................................................................................7
Conclusão.............................................................................................................8
Bibliografia............................................................................................................9
Introdução
O presente relatório analisará a variação das medidas de velocidade, em escoamento de ar apartir da utilização dos tubos de Pitot e Prandtl, que é baseada na diferença entre pressão total e pressão atmosférica em um determinado ponto de escoamento.
O modo de funcionamento dos tubos baseia-se no uso de uma mudança de área de escoamento, através de uma redução de diâmetro ou de um obstáculo, ou ainda através de uma mudança na direção do escoamento.
Fundamentação teorica:
Diversos são os métodos e os instrumentos utilizados para medição de vazão em condutos sob pressão e canais artificiais ou naturais, dentre os quais destacam-se os tubos de Pitot, Plandtl, Darcy, Darcy-Cole e Recknagel e os molinetes e micro-molinetes.
Os medidores de vazão apresentam-se sob diversas formas, utilizando diferentes princípios de medição. Em uma ampla categoria podem-se enquadrar os geradores de diferencial de pressão, também chamados de primogênitos. Nesta categoria os mais conhecidos são os medidores de Venturi, de bocal e o de placa de orifício. Outros medidores particulares aparecem nesta classificação, como o de joelho 90º, de obstáculo triangular (wedge), orifício